N3E Robotics

O N3E Robotics é um sub-núcleo dedicado ao desenvolvimento de sistemas autônomos, projetos pessoais e participação em competições nacionais. Este conta com diversos prémios em variadas competições, como a Feira Nacional de Robótica.  Mérito esse, conseguido devido ao potencial da equipa e dedicação dos estudantes envolvidos, com um apoio incansável de alunos mais experientes que diariamente se encontram em afazeres na nossa oficina.

Oficina essa, onde operamos e despômos de diversas ferramentas, como a nossa impressora 3D, que possibilitam aos alunos horizontes sem limites. 

Encontramo-nos sempre dispostos a recrutar novos membros para os nossos projetos, dado que somos ambiciosos e participamos nas mais diversas competições de robótica pelo país. Ainda que não encontrem as competições em que desejam participar, venham falar connosco na sala 1-4.10.1, localizada na parte de cima da biblioteca do nosso Campus e apresentem-nos os vossos projetos e ideias.

Equipa

Equipa

Competições recentes

O Festival Nacional de Robótica (FNR) é actualmente o maior encontro científico com competições de robótica que tem lugar em Portugal, tendo-se realizado anualmente desde a primeira edição que
teve lugar em Guimarães em 2001. O FNR é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR). Ao longo das suas várias edições, o FNR tem vindo a ser realizado por todo o País, de Norte a Sul e do litoral ao interior, proporcionando a divulgação da Robótica e áreas afins de uma forma geograficamente equilibrada.

Website: https://robotica2020.uac.pt/

O Concurso Micro-Rato nasceu em 1995 por iniciativa de alguns docentes do então Dep. de Electrónica e Telecomunicações (DET), convencidos de que poderia constituir um factor de motivação e de complemento de formação para os alunos deste departamento. Contudo, rápido se percebeu que o potencial desta actividade extravasava em muito as fronteiras do actual DETI (Dep. de Electrónica, Telecomunicações e Informática) e da própria UA e constituía uma resposta a uma solicitação da sociedade civil de desenvolver apetência por área tecnológicas de vanguarda e de contribuir para a respectiva desmistificação, compreensão e utilização.

Website: http://microrato.ua.pt

As XVI Jornadas sobre Sistemas Reconfiguráveis (REC 2020) têm como objetivo reunir a comunidade científica nacional com atividade e interesses em torno dos sistemas eletrónicos reconfiguráveis, com ênfase nos dispositivos digitais programáveis designados por FPGA (Field Programmable Gate Array).

Website: https://web.tecnico.ulisboa.pt/~ist14551/BlokusDuo2020/index.html

O TecStorm é uma maratona que une a tecnologia ao empreendedorismo e cuja principal missão é o desenvolvimento de ideias brilhantes capazes de gerar impacto na sociedade. Para participares basta seres um estudante universitário com uma ideia inovadora.

Website: https://www.tecstorm.pt

O BreakingDev é um Hackathon para estudantes universitários.

Um Hackathon é uma competição de programação e inovação, em que podes tornar a tua ideia uma realidade. Em 48 horas podes criar a aplicação web que vai salvar o mundo, ou então aquele jogo com que sempre sonhaste. E ainda tens prémios para ganhar com isso! Se ainda não estás convencido, vê algumas das surpresas que temos guardadas para ti.

Website: https://breakingdev.pt

Galeria

Equipas dos anos anteriores

  • João Tomé – Coordenador
  • Pedro Rodrigues – Vice-Coordenador
  • Afonso Muralha – Coordenador
  • João Tomé – Vice-Coordenador
  • Sebastião Beirão – Coordenador
  • Afonso Muralha – Vice-Coordenador
  • Sebastião Beirão – Coordenador
  • Daniel Silva – Vice-Coordenador
  • Pedro Angélico – Coordenador
  • Diogo Dores – Vice-Coordenador
  • Rubén Capitão – Coordenador
  • Franscisco Varandas – Vice-Coordenador