Engenharia Eletrónica
A LEE (Licenciatura em Engenharia Eletrónica) e o MEE (Mestrado em Engenharia Eletrónica) foram pensados para todos aqueles que desejam compreender os sistemas eletrónicos modernos utilizados na atualidade. O papel destes sistemas é fulcral para a evolução tecnológica digital com que nos deparamos. Por consequente, este curso oferece no seu portfólio um variado leque de ferramentas que serão indispensáveis para os engenheiros do futuro.
O Curso de Engenharia Eletrónica teve início em 2003 no campus Taguspark do Instituto Superior Técnico, e propôs-se a cultivar nos seus alunos a capacidade de inovar, investigar e superar novas barreiras com base nos avançados conhecimentos tecnológicos adquiridos ao longo do curso. Isto é possível, porque o ensino é desenvolvido sob as tecnologias mais sofisticadas no que toca aos equipamentos, métodos, e organização do mundo atual. Este ensino proporciona ainda aos alunos uma formação técnica completa, com diversas vertentes das aplicações da eletrónica, tal como as telecomunicações, controlo, informática e as suas interações com a IoT (Internet of Things).
Para tal, desde o primeiro ano o plano curricular é estruturado de forma a que os alunos desenvolvam os próprios projetos, dando liberdade e explorando a criatividade dos alunos. Estes projetos serão sempre baseados em conteúdos lecionados para garantir que os alunos adquirem autonomia e espírito crítico em relação aos métodos propostos, sem lhes ser transmitido um guião demasiado restringente. O curso conta com uma componente prática bastante elevada, dado que a eletrónica visa a resolver problemas nas mais diversas áreas e não há melhor método de aprendizagem do que por tentativa e erro, especialmente no ramo da engenharia, onde estes alunos buscam a sua formação.
Uma vantagem deste curso é o facto de ser lecionado no campus do Taguspark, que além de ser um campus rodeado por empresas tecnologicamente avançadas, possui laboratórios muito bem equipados e modernizados, que oferecem todas as ferramentas necessárias à aprendizagem da eletrónica. O campus do Taguspark é também um espaço muito amplo e bem dimensionado, que possuindo vários espaços, dá aos seus alunos a possibilidade de um estudo em grupo para discussão de um projeto, ou um estudo calmo e em silêncio na nossa prestigiada biblioteca.
Como a LEE e o MEE são lecionados em conjunto com outros cursos como Engenharia de Telecomunicações e Informática, Engenharia Informática e Engenharia e Gestão Industrial, consegues adquirir um grande espectro de conhecimento em todas as áreas relacionadas em que a eletrónica é indispensável. Esta ideia é reforçada pela procura de outros núcleos do Instituto Superior Técnico que recorrentemente buscam alunos com conhecimentos na área da eletrónica para ingressar nos seus plantéis, de modo a impulsionar estes projetos além-fronteiras.